.

Como se preparar para o Enem 2016

omo se preparar para o Enem 2016: O Edital do Enem 2016 está prestes a ser divulgado, com isso os estudantes que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já começam a sua busca por informações e iniciam sua preparação de estudos para a edição de 2016, do maior exame de avaliação aplicado no território brasileiro.
Um bom planejamento para as provas do Enem 2016 pode garantir ao estudante um bom desempenho e aproveitamento de seu tempo de estudos, para isso o estudante deve antes de começar a estudar elaborar um bom planejamento de seus estudos, para que assim seu sucesso seja garantido, durante a aplicação das provas do Enem 2016.
As provas do Enem 2016 são dívidas em 4 cadernos de provas sendo os de Linguagens, códigos e suas tecnologias, de Ciências Humanas e suas tecnologias, de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias. A prova do Enem ainda possui uma prova de redação dissertativa, onde o estudante deve elaborar um texto dissertativo argumentativo, que trate sobre o tema proposto pela prova de redação do Enem 2016, o tema sempre é atual e um assunto discutido e importante da sociedade moderna.
As provas do Enem 2016 abrangem todo o conteúdo apreendido durante os anos do ensino médio, e suas provas são extensas e com grandes enunciados, porém não são tão complexas e difíceis quanto parecem, o estudante deve possuir as técnicas de estudo e preparação para ter um excelente aproveitamento nas provas do maior exame de avaliação aplicado em todo o território nacional anualmente.
Veja aqui as principais dicas de como se preparar e estudar para as provas do Enem 2016.
Dicas para se preparar para as provas do Enem 2016
Saber as melhores dicas e técnicas na hora de se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2016, é a melhor maneira de otimizar o seu tempo de estudos e garantir um excelente aproveitamento do conteúdo estudado para as provas do Enem 2016.
Elabore um bom plano de estudos para o Enem 2016: Fazer um bom plano de estudos é um dos passos iniciais mais importantes para qualquer estudante que vai começar a sua preparação, e estudo para provas, como as do Enem 2016. É no plano de estudos que o estudante vai definir toda a rotina diária do estudante em relação aos seus estudos, como qual é o seu objetivo de estudo, definir os seus horários diários de estudos, selecionar e priorizar as matérias e assuntos que serão estudados, dividir o tempo a ser estudado por matéria ou conteúdo, definir um ciclo de estudos, definir uma fase inicial e uma fase secundaria de estudos, onde o estudante pode priorizar o estudo primeiro das matérias e assuntos dos quais tem mais dificuldade.
Priorize as matérias mais importantes e que tem maior dificuldade: O estudante quando estuda para provas com grande quantidade de matérias e conteúdos a ser estudado deve priorizar as matérias mais importantes e as que tem maior dificuldade, e pode dividir seus estudos em 2 fases, na primeira prioriza e estuda mais as matérias e conteúdos que tem mais dificuldade, e na segunda fase do estudo pode se dedicar a todas as matérias por igual, pois já tem mais conhecimento e habilidade com todas as matérias.
Defina um horário fixo para se dedicar aos estudos: A rotina no momento do estudo é essencial para garantir o foco do estudante, pois o candidato já sabe que todos os dias em um horário específico tem que se dedicar aos estudos, dessa forma cria um hábito, e fica mais fácil se adaptar e se concentrar nos seus estudos.
Divida os conteúdos as serem estudados: Fazer a divisão dos conteúdos a serem estudados, garante que o estudante saiba exatamente a quantidade de conteúdo a ser estudado diariamente de uma matéria específica, com isso pode mensurar se está realmente seguindo seu plano de estudos no tempo correto.
Fazer um ciclo de estudos: O estudante quando cria um ciclo de estudos garante que ficará em contato constante com todas as matérias a serem estudadas, pois a rotatividade das matérias estudadas é constante dessa forma o estudante aprende e retem melhor todas as matérias e seus conteúdos de estudo, sendo essa técnica considerada uma das melhores para o aprendizado e retenção dos conteúdos apreendidos.
Fazer resumos dos conteúdos estudados: A técnica de utilizar resumos é bem conhecida pela maior parte dos estudantes, porém deve ser feita de forma correta, é bom fazer resumos durante o tempo estudado de cada conteúdo, com isso antes de iniciar o estudo de um novo conteúdo da mesma matéria rever o que já foi estudado daquela matéria pelos resumos já feitos, dessa forma o estudante retém mais a matéria e relembra o conteúdo já estudado, dessa forma fixa cada vez mais a matéria. Ainda pode ser usado os resumos quando o estudante já estudou todos os conteúdos da matéria, dessa forma seu estudo pode ser feito pelos resumos, o que garante um estudo mais otimizado.
Tenha um grupo de estudos: Ter um grupo de estudos, com estudantes que se preparam para o mesmo exame é muito importante, pois além de se inteirar sobre mais informações sobre as provas, os estudantes ensinam e aprendem com os outros estudantes, sendo também uma técnica de motivação, pois estando em contato frequente com estudantes que buscam e estudam para o mesmo exame incentiva e motiva o estudante durante o difícil processo de estudo para uma prova importante.
Tenha o hábito da leitura: Em uma prova com grandes enunciados e muitos textos, como são as provas do Enem 2016, os candidatos podem ficar com um pouco de dificuldade de compreensão e interpretação dos textos, dessa forma criar o hábito da leitura é uma importante técnica para otimizar e garantir um bom desempenho durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
As técnicas para estudar para o Enem 2016 são muitas, e os estudantes devem usar todas as que achar que colaboram e favorecem seu processo de estudo e aprendizado.
Fonte: http://enem2016.biz/como-se-preparar-para-o-enem-2016/

0 comentários:

Postar um comentário