.

FORÇAS INTERMOLECULARES



      Assim como os átomos as moléculas podem se “ligar” e formar compostos grandes, ou seja, macromoléculas e os tipos de forças que mantêm essas moléculas unidas serão descritas a seguir.

Forças dipolo-dipolo

      Esse tipo de interação ocorre entre moléculas polares, se dá pela atração do polo positivo de uma molécula pelo polo negativo de outra molécula vizinha. O dipolo é permanente devido à diferença de eletronegatividade.


Ligações (pontes) de hidrogênio
 
      Ocorre entre moléculas polares. Essa força intermolecular é do tipo dipolo-dipolo a qual é muito forte, pois para que ela ocorra o hidrogênio deve está ligado a um dos seguintes elementos: (F, O, N).

                       


Forças de London

      Surge devido à formação de dipolos em moléculas apolares, já que a mesmas não possuem um dipolo elétrico permanente, sendo assim forças intermoleculares mais fracas que a ligação de hidrogênio por exemplo.


Ponto de fusão e ebulição


      Os pontos de fusão e ebulição das substancias são afetado pelos tipos de forças intermoleculares existentes. Sendo assim, uma substância formada por moléculas com ligações de hidrogênio terá um ponto de ebulição mais elevado do que uma substância formada por moléculas onde a força intermolecular entre elas seja do tipo de London por exemplo. Se a ligação de hidrogênio é mais forte, logo se gastará mais energia para “quebrar” essa ligação para a passagem de estado físico de liquido para gasoso.

0 comentários:

Postar um comentário