.

POLARIDADE

      Polaridade vem da ideia de polos, ou seja, das extremidades ( polo norte e polo sul). Como já discutimos anteriormente, a matéria é de natureza elétrica ( prótons e elétrons) sendo assim, há uma polarização devido a distribuição de cargas num molécula ou átomo específico.


Polaridade das ligações
    Quanto maior for a diferença de eletronegatividade, mais polarizada será a ligação, as ligações covalentes podem ser classificadas em:
Apolar: ocorre entre átomos de mesma eletronegatividade. Sendo assim, não há polarização da ligação. Exemplo: H2, Cl2. Como ambos possuem a mesma eletronegatividade, os elétrons da ligação estão igualmente distribuídos entre os núcleos dos dois átomos.
Polar: ocorre entre átomos de diferentes eletronegatividades, ocorrendo a formação de polos elétricos ( polo positivo e polo negativo). Exemplo HCl.


 
                                                          
      O cloro atrai mais fortemente os elétrons para perto de si devido a sua alta eletronegatividade em relação ao hidrogênio, fazendo com que o par de elétrons da ligação permaneça a maior parte do tempo próximo ao cloro. Formam-se então cargas parciais positiva e negativa.
Portanto há a formação de um polo positivo no hidrogênio e um polo negativo no cloro.

Polaridade das moléculas

      Moléculas diatômicas como H2 e O2 são moléculas apolares já que são constituídas dos mesmos átomos logo, com a mesma eletronegatividade e não há a formação de polos elétricos.
      Para moléculas poliatômicas pode ocorrer moléculas contendo ligações polares mas serem no conjunto apolar, isso vai depender da simetria molecular.
Exemplos:


As ligações são polares, mas a molécula num todo é apolar, pois a molécula é simétrica e a distribuição entre o carbono e os dois oxigênios se “equilibra”. Veja o esquema das setas.
      Já para a molécula de H-O-H que é uma molécula angular que é composta de ligações polares também é uma molécula polar.


      Um fato interessante decorrente da polaridade é o seguinte: Substância polar tende a se dissolver em outra substância polar e substância apolar tende a se dissolver em outra substância apolar. “semelhante dissolve semelhante”.

0 comentários:

Postar um comentário